MULHER VIRTUOSA, QUEM A ACHARÁ?
Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.
Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho.
Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite.
Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado.
Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores.
A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.
Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.
Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.
Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.
(Trecho de Provérbios 31: 10-31)
E se for uma mulher casada, encontramos essas pérolas escritas no mesmo poema:
Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.
O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho.
Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.
E o marido também participa, e a elogia dizendo:
Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu, superas a todas elas.
Nesse poema, encontramos poesia, beleza e ensinamentos valiosos, tanto para as mulheres que são casadas, como para as mulheres que são solteiras.
A MULHER VIRTUOSA – QUE É CASADA
Esse poema, revela uma mulher que possui um mar de virtudes. Imagino que ela vai expressando as suas virtudes, aos poucos, conforme a situação e a ocasião pedir.
Vemos que ela é ativa, eficiente e muito trabalhadora; tudo o que ela faz é com muita atenção e onde coloca a sua mão, é bem-sucedida. Não existe nela, nenhum traço de desânimo, reclamação ou preguiça, em sua maneira de ser.
Ela não é acomodada, pelo contrário, é empreendedora e ganha o seu próprio dinheiro; demonstra inteligência nos negócios, pois vemos que ela faz e vende roupas de linho fino, planta uma vinha e compra uma propriedade. Ela gosta de trabalhar e se alegra com o seu ganho.
Possui um coração generoso e se inclina para ajudar os mais necessitados.
Essa mulher virtuosa é casada e tem um relacionamento profundo com seu marido, e seu coração é voltado para lhe fazer o bem. Ela é uma boa mãe e cuida bem dos seus filhos e está atenta ao bom andamento de sua casa.
O que sabemos sobre o seu marido, é que ele reconhece o valor de sua mulher, pois a elogia e fala que ela é uma mulher virtuosa, muito mais do que todas as outras que existem. Ele é realizado em seu casamento, e não é pra menos, porque “Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.”
Além de ter um coração voltado para o marido, família e para o trabalho, faz parte da sua sabedoria, temer ao Senhor, que é uma excelente virtude espiritual.
Essa mulher consegue equilibrar muitos interesses ao mesmo tempo, e esse poema descreve uma mulher com muitas virtudes, e acredito que ela é uma inspiração para todas as mulheres buscarem encontrar em si, virtudes que possam desenvolver, para o bem de si mesma e também para os que estão ao seu redor.
Uma curiosidade: Este poema foi escrito por uma mulher.
A MULHER VIRTUOSA – QUE É SOLTEIRA
A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata com as próprias mãos a destrói. (Pv 14:1)
A mulher virtuosa, já era virtuosa antes de se casar, assim, depois que se casou, as suas virtudes se direcionaram para a família e também, para si mesma. Como solteira, você já possui virtudes que Deus colocou em seu coração e em sua personalidade, que pode cultivar e desenvolver.
A VIDA FINANCEIRA
Uma mulher solteira, que seja sábia, conduzirá a sua vida com inteligência, buscando construir o melhor para o seu crescimento. Ela vai promover o bem-estar para sua vida. Quantas estão desperdiçando o seu tempo e os seus dias, com coisas que não estão cooperando em nada para o seu crescimento pessoal.
Ela vai estudar, trabalhar, poupar dinheiro para realizar bons projetos, (para não se arrepender; porque se a realidade da vida exigir, e você precisar trabalhar, com salários apertados, porque não se preparou bem, será desconfortável). Como mulher virtuosa, você precisa construir a sua vida, escolher uma carreira, cursar uma faculdade, ou um bom curso (Procure escolher bem, hoje em dia, muitos cursos e faculdades tem um nome bonito, mas não garantem bons rendimentos).
Está dando para perceber que a mulher virtuosa, é aquela que estuda e escolhe o melhor curso, tanto no sentido de se realizar profissionalmente como também ganhar uma boa renda, e é voltada para o trabalho, e cuida bem das suas finanças, pois, é ativa em buscar construir o melhor para sua vida.
E se tiver inclinação para os negócios, poderá empreender e ser bem-sucedida.
E NO FUTURO, VAI SE CASAR?
Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. (Jo 4:16-18)
Nesta conversa com a mulher samaritana, Jesus fez uma distinção entre ser casada e estar convivendo com uma pessoa sem se casar. Acredito que o Senhor Jesus aprova o casamento; que é um contrato diante da sociedade de que agora são casados. Ele agora tem uma esposa e ela tem um marido.
Você que é uma mulher sábia, certamente não vai repetir o mesmo erro que tantas outras mulheres já cometeram, tanto no mundo como na igreja: Levar uma vida namorando, com liberdade sexual, e daqui a pouco a consciência pesa e então decide casar para legalizar o sexo e para ficar bem com Deus. Ou, também muito comum de acontecer, você engravida e então, vai casar às pressas, para ajeitar as coisas. Pouco tempo depois, já estão separados (É claro que não acontece com todas, mas com uma grande maioria).
Esse estilo de vida livre não é para mulheres sábias. Se alguém quer viver assim, é uma escolha de cada um. Mas você, pode escolher, viver com sabedoria.
VOCÊ, É UMA FILHA DE DEUS
Pois todo que pede recebe; e o que busca encontra (Mt 7: 7-11).
Você deve orar ao Pai Celestial, e pedir para confirmar se o relacionamento que tem agora, é o melhor para a sua vida, lembrando que o casamento é para a vida toda (Pelo menos deveria ser).
E deve orar para Deus mostrar para você a pessoa certa para se casar.
Você deveria orar de modo específico pelo seu futuro marido. Poderia colocar diante de Deus o tipo de homem com quem gostaria de se casar, que características ele teria, qual a situação financeira e o tipo de personalidade. Pedir que seja um crente verdadeiro e não somente um frequentador de igreja.
Você, mais ou menos já sabe o tipo de pessoa com quem gostaria de casar.
Pode também confiar em Deus e pedir que ele conceda como marido uma pessoa segundo a vontade Dele.
Essa é uma excelente oração, bem prática, que diz respeito a sua vida, a sua felicidade e ao seu futuro.
Você pode escolher seguir o caminho de uma mulher virtuosa, e viver a vida com sabedoria. Afinal, ser uma mulher sábia fará muito bem para você mesma.
Será que conseguimos imaginar, a mulher virtuosa do nosso poema, vivendo uma vida desregrada, solta e com liberdades sexuais, logo ela, que é totalmente comprometida com o seu Deus, e comprometida com valores elevados de vida?
MULHERES VIRTUOSAS
Vamos acompanhar a trajetória de algumas mulheres que a Bíblia apresenta, que foram virtuosas em alguns aspectos de suas vidas. As virtudes que demonstraram, trouxe muitos benefícios para si mesmas e também para os que estavam ao seu redor.
AS VIRTUDES DE LÍDIA
Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. (At 16:14)
Encontramos na Bíblia, esta narrativa simples, mas muito preciosa com respeito a uma mulher que se chamava Lídia. Era uma mulher querida para o Senhor, pois, assim que ela ouviu Paulo falando sobre o Evangelho do Senhor Jesus, seus olhos foram abertos e ela entendeu a verdade sobre o caminho da salvação.
Ela era negociante de púrpura (um corante para tecidos), que era um produto valioso na época. Observamos que ela soube escolher bem o seu negócio, trabalhando com uma mercadoria que tinha excelente aceitação e que lhe dava bons rendimentos.
Era uma mulher virtuosa, que mesmo antes de se converter já tinha seu coração voltado para Deus. E com respeito a sua vida prática, ela escolheu com sabedoria um trabalho que lhe garantiu prosperidade e uma vida muito confortável. Lídia usou de sabedoria e inteligência para escolher o tipo de trabalho que se dedicaria para obter o seu sustento pessoal.
Lídia era vendedora. Você tem esse talento? Use também de inteligência e sabedoria e procure o melhor para você, nesta área em que é preciso ter o talento para negociar e vender.
AS VIRTUDES DA VIÚVA ANA
Havia uma profetiza, chamada Ana, que vivera com seu marido sete anos desde que casara e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. (Lc 2:36-38)
Esta mulher, possuía várias virtudes, uma delas, é que ela soube se conduzir com pureza e dignidade, desde que seu marido morreu, pois já era viúva há pelo menos cinquenta anos. Ela não se desviou para uma vida leviana, e decidiu não casar novamente e dedicou seus dias para cultivar uma profunda comunhão com Deus.
Era uma mulher virtuosa, que soube cuidar muito bem do dom que o Senhor lhe deu; pois ela era uma profetiza que falava e anunciava a palavra do Senhor. E se manteve sempre fiel ao seu chamado, anunciando sempre o que Deus lhe inspirava no coração. Ela não se desviou, falando coisas da sua cabeça e nem anunciando falsas profecias (Existe muitas profetizas falsas em nossos dias).
Sabemos da sua fidelidade para com Deus e seu compromisso com o seu dom, pelo fato de, com oitenta e quatro anos, o Senhor a usar para anunciar o maravilhoso nascimento de Jesus. Uma mulher de idade avançada que anunciava e profetizava a verdade.
Ser fiel ao chamado que o Senhor colocou em seu coração, é uma benção para as pessoas. Mas, exige um estilo de vida, onde a oração, o jejum e a comunhão com o Deus vivo, esteja em primeiro lugar.
AS VIRTUDES DE ANA (Esposa de Elcana)
Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor. (1Sm1:1-18)
Ana se encontrava numa situação difícil, vivia angustiada e aflita, a sua alma havia mergulhado em sofrimento porque ela não podia gerar filhos; e por anos ela conviveu com essa amargura de alma. Até que chegou o dia em que ela decidiu confiar no Senhor; não aquele confiar, que se confia num dia, mas não confia no outro, ela resolveu “confiar de verdade”.
Então se ajoelhou e derramou o seu coração perante o Deus vivo.
Ela chorou e chorou, e orou e orou com intensidade, com desespero, com confiança e muita esperança. A sua oração teve certa semelhança, com a oração que Jesus fez ao Pai, quando estava pronto para enfrentar a cruz, que foi tão intensa e profunda que chegou a derramar gotas de sangue sobre a Terra.
“Grandes sofrimentos e grandes aflições, exigem grandes e profundas orações”.
Deus respondeu a oração de Ana e concedeu o que ela tanto desejava.
E ficou registrado na Bíblia, essa atitude que só uma mulher virtuosa poderia fazer – a de entregar o seu sofrimento e as suas aflições nas mãos do criador do céu e da Terra.
Ana era uma jovem mulher, e perguntamos, como ela tinha esse conteúdo espiritual que a capacitou a enfrentar esse problema tão grande, e sozinha! Pois não pediu ajuda ao seu marido e nem buscou auxílio com o sacerdote, também não saiu pedindo: “ Ora por mim, ora por mim, que estou precisando”.
Ela mergulhou na presença de Deus em oração, pois sabia com quem estava falando – com o Deus vivo, o Todo-Poderoso Deus.
Ela derramou a sua alma, com coragem e confiança, pois já tinha uma certa intimidade com Deus. É o que faz a diferença, entre uma pessoa e outra que tem fé em Jesus – ter proximidade com o Pai Celestial, confiar que Ele realmente existe e que responde as nossas orações.
Ana, com suas virtudes espirituais, é uma mulher virtuosa, que em vez de se entregar a tristeza, depressão e reclamações, ela escolheu confiar no Deus da sua vida, e buscou a solução para a sua grande dificuldade confiando somente Nele.
AS VIRTUDES DE BIA – UMA FAXINEIRA VIRTUOSA
A preguiçosa não assará a sua caça, mas o bem precioso da mulher é ser ela diligente. (Pv12:27)
Saindo um pouco do ambiente bíblico e entrando em nossa realidade atual, encontramos a Bia, uma faxineira que é bem-sucedida, justamente por praticar esse provérbio. Eu coloquei no feminino, mas na Bíblia está no masculino, é que esse ensinamento é tanto para as mulheres como para os homens.
Não pretendo fazer propaganda da profissão de faxineira, sei que a maioria das mulheres jamais pensaria em trabalhar nessa área; contudo, para algumas é praticamente a única opção, para ganharem a vida.
A Bia, não é uma faxineira comum, ela gosta do que faz e não se imagina fazendo outra coisa. Ela trabalha por conta própria, e faz a limpeza de três prédios da cidade, cada um com quatro andares. Foi contratada pela imobiliária que paga quase três salários mínimos para ela manter tudo limpo e em ordem (mais ou menos três mil e setecentos reais).
Para dar conta desses prédios ela se levanta pelas 5 da manhã.
Mas ela é organizada e consegue encaixar mais umas quatro ou cinco faxinas em residências, cobrando entre trezentos a quatrocentos reais cada faxina.
Somando tudo dá uma média de cinco mil reais. Está ganhando mais do que muitas que trabalham em lugares importantes e que se vestem com roupas mais bonitas.
A Bia, não come o pão da preguiça, por isso a sua carreira como faxineira exige que saia da cama muito cedo (“A gente se acostuma”).
Foi casada, mas as coisas não deram certo; então, é ela que sustenta o filho sozinha. Ela possui um bom carro semi novo, paga o seu aluguel, cuida de todas as suas despesas e junta dinheiro para a faculdade do filho.
Ela é uma mulher virtuosa, pois é ativa, cuidadosa e muito esforçada; a Bia possui a virtude de ser diligente, que é um dom precioso. O fato de não ter estudo não a impediu de ter um bom rendimento mensal. Contudo ela sabe como administrar o seu dinheiro, controla seus gastos, não incomoda ninguém pedindo dinheiro emprestado. E o seu dinheiro dá para tudo.
A Bia não tem estudo, não tem cabeça para ser empresária, mas ela aproveita ao máximo o que tem e o que sabe fazer – que é o serviço de limpeza.
Você pode ser faxineira, bancária, empresária e tudo mais; se for diligente, se esforçar em fazer bem o seu trabalho, cuidar e proteger seu dinheiro, com certeza vai se dar bem na vida.
As virtudes da Bia são excelentes: Trabalha diligentemente, sabe cobrar pelas suas faxinas, cuida bem do seu ganho e administra com sabedoria o seu tempo e o seu dinheiro.
A mulher virtuosa de fato, faz muito bem a si mesma.
A MULHER VIRTUOSA NA IGREJA
O que a mulher virtuosa faz em relação a sua vida espiritual?
Com certeza, ela observa o lugar onde está se reunindo e tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, fica atenta as mensagens que escuta e faz uma avaliação em si mesma para discernir se está crescendo espiritualmente.
Porque ela sabe que não vamos a Igreja, somente para encontrar os irmãos e irmãs, para cantar e para dar ofertas; nós vamos a Igreja para se cumprir em nossas vidas o que a Palavra de Deus ensina.
E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos, para o desempenho do seu serviço, para edificação do corpo de Cristo, (Ef 4:11-12).
Nós vamos a Igreja para sermos aperfeiçoados, por pessoas que receberam esses dons de Jesus. Precisamos ser edificados, construídos e aperfeiçoados no lugar onde nos reunimos. Sem esse resultado espiritual de crescimento interior, corremos o risco de estar frequentando um “clube evangélico”.
E como somos aperfeiçoados?
Esse fruto espiritual em nossas vidas vem por meio de ensinamentos verdadeiros que recebemos dos pastores e dos mestres, e também dos profetas e apóstolos. É importante entender que esses são dons que algumas pessoas recebem de Jesus (E não são títulos que as pessoas recebem porque frequentam a Igreja há muitos anos, ou estudaram no seminário ou porque gostam de pregar).
Se as pessoas do lugar onde você se reúne, pregam, ensinam e aconselham por meio dos dons que receberam do Senhor Jesus, certamente você está sendo aperfeiçoada e crescendo espiritualmente.
A Igreja é o lugar onde a sua fé é fortalecida e a sua comunhão com o Pai Celestial se aprofunda. É onde você cresce no conhecimento de Deus.
E aos poucos, conforme vai sendo aperfeiçoada, você se torna capaz de desempenhar o seu serviço – ensinando e orientando outros – para a edificação do corpo de Cristo.
A mulher virtuosa, é uma mulher de olhos abertos, atenta para sua vida interior e para sua comunhão com Deus, com o Deus vivo.
A MULHER VIRTUOSA – e o seu relacionamento com o dinheiro.
São muitas as virtudes que a mulher virtuosa apresenta. Encontramos virtudes espirituais, de caráter, de dedicação ao trabalho, de sabedoria no falar e também, de saber ganhar dinheiro.
Sobre o valor do dinheiro na vida da mulher virtuosa, vemos que: Ela busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos, examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho, ela faz roupas de linho fino e as vende. Ela percebe que o seu ganho é bom.
Além dela saber ganhar e investir o seu dinheiro, ela também abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado.
Percebemos que boa parte do seu tempo é ocupado em trabalhar e ganhar dinheiro.
Não temos dúvida que ela é uma mulher bem-sucedida financeiramente.
Cada mulher tem as suas virtudes, seria bom desenvolver o que Deus lhe concedeu.
Esta ênfase na questão do dinheiro faz muito sentido; ao lermos esse ensinamento, podemos compreender melhor.
O banquete traz diversão, e o vinho alegra a vida; mas o dinheiro atende a tudo. (Ec 10:19)
Quando desejamos comemorar e festejar, precisamos de dinheiro, quando queremos passear, viajar e nos divertir, é com dinheiro; e para todas as demais necessidades da vida, tudo funciona na base do dinheiro. É com o dinheiro que conseguimos todas as coisas.
Se você tem pouco dinheiro, a sua vida é mais justa; mas você pode se organizar, planejar e colocar diante de Deus o seu desejo de ganhar mais; e se você precisa de sabedoria para usar melhor o seu dinheiro, peça a Deus que lhe conceda sabedoria, pois quem gasta sem controle, vai viver sempre em estado de perturbação.
O envolvimento com dinheiro é muito importante, porque diariamente lidamos com ele. Estamos sempre precisando e estamos sempre gastando.
Vamos colocar nossos talentos e virtudes para trabalhar a nosso favor, para ganhar mais e também para gastar com sabedoria. Saber ganhar um pouco mais de dinheiro, torna a vida muito mais confortável.
A MULHER SÁBIA
A mulher que tem sabedoria, consegue construir uma vida melhor; pois, você, é a melhor pessoa para fazer o bem a si mesma: e como dizem: A sua vida está em suas mãos. Se plantar coisas boas, também colherá frutos bons em sua vida.
Talvez você precise de mais sabedoria, neste caso, recomendo que peça a Deus, que é o seu Pai Celeste, e Ele vai ajudar.
Se, porém, alguma de vocês necessita da sabedoria, peça a Deus, que a todas dá liberalmente, e lhe será concedida.
Peça, porém, com fé, em nada duvidando; pois a que duvida é semelhante a onda do mar, impelida e agitada pelo vento. (Tg 1:5-6)
Cultive um relacionamento com o Pai Celeste, caminhe com Ele em oração, confiando, e pouco a pouco Ele vai orientando e derramando sabedoria em seu coração.
Uma resposta
Me senti “abraçada” por esse texto.
Como se Deus sussurrase: “bom trabalho, continue assim.”
Sábios conselhos e ótimos exemplos. Principalmente em Provérbios 31, pois, muitas vezes se espera que a mulher cristã só cuide do lar ou seja passiva, virtude não é passividade e nem perfeição. É força com propósito.
A mulher que se levanta no espírito próspera tudo ao seu redor.