A VIDA ÍNTIMA DOS FAMOSOS
Não conhecemos os bastidores da vida de uma pessoa famosa. Não sabemos as pressões que eles sofrem no dia a dia. E como o ego funciona, com as luzes sempre focadas em sua direção.
A alma de tais pessoas está sendo renovada? Eles cultivam comunhão com Deus?
O casamento vai bem?
E quais as motivações que impulsionam suas vidas?
Somente o Senhor conhece os segredos do coração e sabe todas as coisas.
Nós, só vemos essas pessoas em meio as suas atividades, mas, e quanto ao futuro?
Será que este famoso, ou aquela famosa, são fortes candidatos a escutarem de Jesus:
Então lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais iniquidades. (Mt 7:23)
Ou, pela graça do nosso Deus, eles ouvirão Jesus dizer:
Então o Rei dirá aos que estiverem a sua direita: Venham benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes está preparado desde a criação do mundo. (Mt 25:34)
O que sabemos, é que a fama não protege ninguém contra o pecado.
É por isso que, de tempos em tempos, contemplamos uma pessoa famosa, cair em desgraça. Porque seu pecado vem à tona, vira notícia, todos ficam sabendo, e as luzes da felicidade se apagam cobrindo a pessoa de angústia e escuridão.
Se a pessoa tem o coração no Senhor, ela se arrepende, abandona as trevas, coloca os pés no caminho da luz e segue em frente com Deus.
ALGUNS FAMOSOS QUE SE DESVIARAM
O primeiro famoso que caiu em transgressão de uma maneira estrondosa e assustadora, foi Davi. Um homem totalmente consagrado a Deus.
Que palavras Deus falou sobre ele! “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu Coração, que fará toda a minha vontade”. (Atos 13:22
Esse homem santo, escolhido, que andava na presença do Pai, demonstrou que podia falhar em sua fidelidade quando desviou seu coração do caminho da santidade, por causa da paixão por uma mulher.
Certo dia, ele se encantou de tal maneira com a esposa de um dos seus generais, que perdeu totalmente o controle sobre si mesmo, deixou o juízo de lado, não resistiu à tentação, e mesmo sabendo que era uma mulher casada, se entregou a um relacionamento com ela.
Ela engravidou. Davi tentou esconder. Mas não conseguindo ocultar seu erro, decidiu que a única solução seria matar seu marido. E foi o que ele fez!
Por uns dias Davi viveu como se nada tivesse acontecido. Contudo, Deus enviou o profeta Natan, que transmitiu a Davi o que Deus pensava de tudo o que ele havia feito.
Davi, depois dessa conversa com o profeta se arrependeu, caiu em si. E sabemos que Deus o perdoou. Ele seguiu em frente com a sua vida, seu trabalho, seus relacionamentos. Prosperou muito em sua comunhão com Deus, tornando-se cada vez mais íntimo do Senhor.
Contudo, Deus decretou sobre Davi que ele sofreria as consequências do seu pecado. E durante toda a sua vida, ele conviveu com terríveis consequências que o envolveram em sofrimentos e muitas angústias.
Davi continuou sendo abençoado, enquanto experimentava os dissabores que as consequências produziam ao seu redor.
Temos outro exemplo, do grande pregador Jimmy Swaggart. É o segundo famoso que, assim como Davi, era um homem dedicado ao seu ministério a tal ponto que centenas de pessoas aceitaram a Cristo por meio de suas maravilhosas pregações.
Você chegou a assistir as suas pregações? Acho que ele foi um dos primeiros a aparecer pregando pela televisão.
As suas pregações eram cheias de unção, ele possuía profunda habilidade para falar, as suas palavras se derramavam como diamantes que brilhavam no coração de todos que o ouviam.
A sua mensagem arrebatava os corações levando os pecadores a crerem em Cristo e trazendo aos crentes valiosos ensinamentos espirituais.
Eu era muito tocado e chorava o tempo todo ouvindo as suas mensagens.
Contudo, chegou o tempo, em que o dia acordou com a bombástica notícia de que ele foi pego num envolvimento misterioso e sensual com uma mulher.
Imediatamente o véu da desgraça o cobriu, todos ficaram consternados e abismados.
Porque nada do que se dizia combinava com ele. Acho que até hoje tem gente que não acredita que ele traiu a esposa, e se afastou do ministério por causa de escândalo sexual.
Assim como Davi, ele se arrependeu, escolheu permanecer na luz, Deus o perdoou, o fortaleceu, e permitiu a ele seguir com seu ministério, como pregador e músico.
Seu ministério, diminuiu muito, e as demais consequências que ele sofreu, não temos notícias. Certamente os espinhos desse pecado, o fizeram sofrer muito em seu dia a dia.
Por último, desejo mencionar o famoso escritor, reconhecido no mundo inteiro, que vendeu mais de quinze milhões de livros, influenciando e abençoando o crescimento espiritual de muita gente.
Ele surpreendeu a todos com um pecado de adultério, muito diferente.
Philip Yancey, confessou que traiu a sua esposa, com uma mulher casada, durante 8 anos.
Nem dá para acreditar, mas aconteceu.
Quando ele se desviou, deveria ter uns 65 anos. Uma idade, que se desviar é um pensamento que já não deveria ter força para conduzir alguém a pecar de uma maneira tão profunda.
Ele decidiu se desligar do cenário da vida de escritor e palestrante, e se aposentou. Mencionou não estar em condições de ministrar, depois de tudo o que aconteceu.
Uma decisão que revela luzes de arrependimento e com certeza Deus o perdoou.
Como sempre acontece, o pecado de adultério, fixa na pessoa uma marca forte, que não se apaga facilmente, é o que Provérbios ensina:
O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa.
Achará açoites e infâmia, e o seu opróbrio nunca se apagará. (Pv 6:32-33)
Opróbrio significa: grande desonra pública; vergonha.
A BONDADE DE DEUS NOS ACOMPANHA
Esses três famosos pecaram, se arrependeram, foram perdoados e se levantaram na presença do Senhor.
Contudo, cada um, mergulhou num mar de consequências, onde águas agitadas lhes trouxeram experiências de angústias e sofrimentos contínuos.
Lidar com as consequências desse pecado é difícil. Mas cada um bebeu seu cálice de sofrimento. No momento somente Yancey está vivo. Certamente em seu dia a dia, ele vem experimentando os dissabores devido ao pecado que cometeu.
Contemplamos nestes exemplos a maravilhosa graça de Deus se manifestando e cumprindo o que a Bíblia ensina:
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Jeremias 3:22-23)
Você sabe, a misericórdia faz parte da graça, e tem várias aplicações em nossas vidas; uma delas, é que:
Deus não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui de acordo com as nossas iniquidades. (Sl 103: 10)
E quanto a nós?
O que o pecado deles tem a ver comigo?
Eles estavam de pé, até que algo aconteceu. Por isso a Palavra orienta:
Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. (1Cor 10:12)
Porque a Bíblia apresenta essa advertência?
…, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e consumador da fé, Jesus…, (Hb 12:1-2)
As nossas inclinações para o mal, nos assediam com persistência e com determinação quase que todos os dias.
O pecado está muito perto.
Vamos orar e vigiar, para não entrarmos em tentação.
Eu também pergunto: E, se…
E se fosse você, numa situação dessas?
Gostaria de ser abençoado por Deus? E ser socorrido por sua bondade e maravilhosa graça?
Desejaria que O Senhor o levantasse e fortalecesse, para seguir em frente?
………………………….
O que você achou dessa mensagem?
Proveitosa para o seu crescimento espiritual? Compartilhe conosco a sua visão sobre esse assunto. A sua reflexão com certeza irá contribuir para a nossa edificação.




Uma resposta
Ainda bem que a fama não nos aproxima e nem nos afasta de Deus, assim como, pelo fato de sermos humildes e invisíveis aos olhos da mídia e das pessoas. Nos casos acima abordados, acredito que a lei divina de causa e efeito funcionou perfeitamente. Pagaram um preço alto pelos seus atos , confessaram, pediram perdão a Deus e foram perdoados. Tenho por princípio, manter-me em COMUNHÃO COM O SENHOR JESUS, O TEMPO TODO,pois não sabemos o dia da sua volta, para julgar os vivos e os mortos. AMÉM.