APOCALIPSE
“Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.
Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas que nela estão escritas, pois o tempo está próximo”. (Ap 1:1-3)
O livro de Apocalipse revela muitos acontecimentos.
Deus revelou a Seu Filho Jesus Cristo as coisas que em breve deveriam acontecer. Desde então, muitos eventos já se cumpriram, enquanto outros ainda estão por vir.
E Jesus enviou seu anjo para anunciar essas revelações a João. Por meio dele, essa mensagem chegou até nós neste livro da Bíblia, chamado Apocalipse.
Precisamos ouvir, aprender e guardar as palavras escritas neste livro.
“Jesus Cristo é a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis Da terra. Aquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados., e nos constituiu reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele glória e o domínio pelos séculos dos séculos, Amém”! (Ap 1:5)
Nós, os que cremos, somos todos companheiros nas tribulações, no reino, e na perseverança em Jesus.
Jesus morreu! Mas agora está vivo! E vive para todo o sempre. Em suas mãos estão as chaves da morte e do inferno.
Ele governa tudo no universo e tem autoridade sobre a morte, que atinge a todos os seres humanos, e sobre o inferno, lugar de angústia e sofrimento.
MENSAGEM DE JESUS PARA CADA UM DE NÓS
O Senhor Jesus anda no meio da Igreja e sabe tudo o que acontece nela.
As palavras que Ele falou para a Igreja em Éfeso, são também dirigidas a cada um de nós.
Jesus disse, que gostou muito das primeiras obras que eles praticavam; mas eles haviam trocado essas boas obras, por outras, que deixou Jesus triste e insatisfeito.
Jesus não menciona que obras eram essas que tanto o agradavam. Contudo, temos certeza de que o Seu desejo é que voltassem a praticá-las. Obras motivadas pelo amor a Deus e um desejo sincero de edificar a vida dos irmãos.
Muitas coisas que estavam fazendo agora, não agradavam ao Senhor, ao ponto de Jesus advertir: “Virei contra ti e tirarei o teu candelabro do teu lugar”.
Anunciando, que haveria problemas, perseguições e muitas dificuldades contra essa Igreja se eles insistissem em permanecer nas obras que desagradavam a Deus.
A Igreja é composta por filhos de Deus, daqueles que receberam o Espírito Santo e nasceram de novo. Por isso, a Igreja, seus líderes e cada membro do Corpo de Cristo deve rejeitar o que o Senhor rejeita e amar o que o Senhor ama.
O CRENTE VENCEDOR
Nas mensagens de Jesus para a Sua Igreja, encontramos um tipo de crente que agrada ao Senhor – Jesus o chamou de crente vencedor.
Não é o crente que ganha medalha de ouro nas competições, não é o que se destaca, não é o que enriquece e aumenta seu patrimônio com bom trabalho e muita inteligência.
Não é o crente rico, saudável, com toda a família em ordem e cheio das alegrias que a vida natural tem a oferecer.
O crente que Jesus menciona, o crente vencedor, é o que retira de sua vida o que desagrada a Deus e pratica o que O agrada.
O crente vencedor, é aquele que retira de sua vida as más obras (recheadas de interesse pessoal, e que produzem só prazer e satisfação para si) e acrescenta obras inspiradas pelo amor.
ATITUDES DOS CRENTES QUE JESUS APROVOU
As boas obras que Jesus aprovou na Igreja em Éfeso, são impressionantes. Não vemos nada igual em nossos dias.
Os crentes daquela igreja, analisaram e investigaram os apóstolos que estavam no meio deles. Estudaram as suas mensagens e analisaram seus modos de vida: Verificaram como se relacionavam com Deus, com o dinheiro, com a família e com a Igreja, e aprofundaram a pesquisa, até concluírem que eram falsos apóstolos.
Perceberam que eram mentirosos! E Jesus concordou com essa meticulosa investigação e elogiou os efésios por agirem assim, porque livrou a Igreja de falsos apóstolos com seus falsos ensinos, que causavam dano a vida espiritual das pessoas.
Hoje, “morremos de medo de tocar nos ungidos do Senhor”, porque acreditamos que todos que são: pastores, apóstolos, bispos e demais lideranças, são automaticamente ungidos do Senhor.
Mas, se praticássemos a Bíblia, investigaríamos a vida dos que se dizem apóstolos para verificar se verdadeiramente são apóstolos, ou se são falsos e mentirosos.
Você pode estar desagradando a Jesus, sustentando e enriquecendo apóstolos mentirosos que disseminam ensinos que parecem verdadeiros, mas que não promovem edificação espiritual na vida de ninguém.
Entretanto, na prática, você não vai conseguir investigar nada – porque eles estão cercados de poder e você não terá acesso a nenhuma informação importante. Se insistir, poderão ser “convidados” a se retirarem da congregação.
Porém, pecado terrível é não investigar e deixá-los soltos agindo no meio da Igreja, tirando o dinheiro das pessoas e iludindo com ensinos sem nenhuma base espiritual verdadeira.
A Igreja verdadeira, que tem Jesus como cabeça, não é lugar de crentes bonzinhos que aceitam tudo passivamente. Mas, é um lugar onde o discernimento espiritual opera para discernir não somente o bem, mas também o mal.
A IGREJA VERDADEIRA
Jesus aprovou a atitude dos crentes da igreja em Éfeso. Eles deixaram boas lições para nós, mostrando como um crente em Jesus deve agir.
E se não puder agir como igreja, porque os irmãos estão sem entendimento, sem interesse em conhecer a Deus e muito focados em vantagens pessoais; procure agir por si mesmo, se retirando de lugares assim.
Desse modo você demonstra cuidado com a sua vida espiritual e protege a verdade de Deus em seu coração.
Mas, como devemos agir como filhos de Deus?
Seguindo o exemplo dos crentes efésios, que Jesus aprovou:
-Não suportar as pessoas más.
-Investigar os apóstolos, e demais lideranças.
-Odiar as obras dos nicolaítas.
-Perseverar na fé em Jesus, e se preciso for sofrer pelo seu nome.
OS NICOLAÍTAS
E quanto aos nicolaítas? Quem são eles?
-Em linhas gerais, são os crentes ou falsos crentes, que vivem no meio da Igreja e dizem que viver com liberdades carnais, não vai afetar a nossa fé.
Dizem que a prática de relações sexuais livres e uma vida voltada para os prazeres do mundo, não atrapalha o crescimento espiritual.
-Outra obra dos nicolaítas, é agirem, como se os crentes precisassem de intermediários para chegarem na presença de Deus.
Ensinam, que dependem dos líderes espirituais para obterem bençãos celestiais, respostas às suas orações e prosperidade material.
Como estamos vivendo dias de muito engano espiritual, você deve consultar seu coração. Dedique um tempo a oração, buscando orientação sobre a sua vida espiritual. e tomando um rumo no caminho de conhecer mais o Senhor.
O mais interessado em seu crescimento é o Senhor, que entregou a sua vida para que você se tornasse um filho e uma filha de Deus.
Por isso dedique tempo na presença do Pai Celeste, leia a Palavra, e leia bons livros que edifiquem a sua vida.
E procure entender se o lugar onde você está, a verdade do Evangelho de Jesus Cristo está sendo transmitida.
O NOSSO FUTURO É BRILHANTE, MAS OS DIAS SÃO MAUS
Vamos ler um trecho do recado de Jesus para a Igreja em Éfeso:
“Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
Conheço as tuas obras, teu trabalho e a tua perseverança. Sei que que não suportas os homens maus e que puseste à prova os que se dizem apóstolos, mas não são, e descobriste que são mentirosos.
Tenho contra ti, porém, o fato de que deixaste o teu primeiro amor.
Mas tens a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio”.
“Ao que vencer, eu lhe permitirei comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”. (Ap 2: 1:7)
Temos um prêmio, um galardão a nossa espera, se permanecermos firmes na fé. É uma recompensa espiritual para os que vencerem os falsos apóstolos e os falsos líderes e seguirem verdadeiramente a Jesus. Existe uma recompensa para os que não seguem as doutrinas dos nicolaítas e não se associam com pessoas más. E que fazem as suas obras motivadas pelo amor
O galardão começa, com a permissão de comermos o fruto da árvore da vida.
Vamos orar e vigiar, porque o nosso futuro é brilhante, mas os dias são maus.
Leia você mesmo, a carta à igreja em Éfeso, que está em Apocalipse capítulo 2, versículos de 1 a 7 e verifique se esta mensagem está de acordo com o que a Bíblia ensina.
………………………………………………………………………………………….
EXPLICAÇÃO FINAL
Quem nós somos diante de Deus?
Todos nós que cremos em Jesus, somos tudo isso que está escrito neste texto:
“Mas, vocês são, raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamarem as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz”. (1Pe 2:9)
Entre os que creem em Jesus, ninguém é superior, somos todos membros do corpo de Cristo!
Entretanto, sabemos que Jesus concede dons para algumas pessoas. São vários dons: Apóstolos, Profetas, evangelistas, pastores e mestres, (entre outros). Esses dons são para edificar os irmãos.
Na Igreja ninguém é superior ou inferior, somos todos membros do Corpo de Cristo.
E cada um pode entrar na presença de Deus por si só. Somos recebidos em Sua Presença como filhos.
Mas, em nossos dias, muitas pessoas estão sendo enganadas, por causa de dinheiro. Os que amam o dinheiro, enganam prometendo bençãos especiais e os que desejam o dinheiro, acreditam e são facilmente enganados.
Você sentiu no coração o desejo de dar uma oferta?
Deseja abençoar o irmão que tem um dom, por que a sua vida está sendo edificada? Neste caso, faça sua oferta com amor.
Mas não se torne escravo dos seus pedidos de dinheiro. Alguns apóstolos e pastores mergulharam na ganância e estão enganando, pedindo dinheiro e prometendo bênçãos. Foge dessa gente! Foge!
Eles prometem bençãos, mas não tem o poder de cumprir suas promessas. Eles vendem objetos do tipo: um modelo da Arca da Aliança, Águas de Israel, um punhado de Terra Santa e tantas outras coisas.
Eles vendem “bênçãos de prosperidade”, do tipo: dá um aluguel de oferta para ganhar uma casa própria. Dá um carro usado para ganhar um carro zero, dá um salário de oferta para receber um aumento.
Se você enxergasse o horror que isso é; o engano e a mentira dentro disso, você nunca mais daria um centavo, e seria uma pessoa livre, para desfrutar do seu próprio dinheiro.
Isso sem falar, das ameaças infernais no caso de você não dar o dízimo.
Faça diferente! Busque as suas bençãos diretamente de Deus. Aprenda o que a Bíblia ensina sobre o dinheiro e a prosperidade.
Seja um crente tipo Hebreus 5:14. E aprenda a discernir o bem e o mal!
Seja sábio, e exercite sua inteligência espiritual”.
Que a graça do nosso Deus e a paz do Senhor Jesus sejam com todos nós.
Que a sabedoria do Senhor acompanhe o nosso viver.


