O Dom de Ensinar
“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos.” (Efésios 4:11-12)
“Tendo, porém, diferentes dons, segundo a graça que nos foi dada; o que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 12:6-7)
O Senhor Jesus nos concedeu dons, e um desses dons é o de ensino, que pode ser praticado por meio da palavra falada e da palavra escrita.
O dom de ensino se expressa por meio dos talentos que Deus nos deu, de saber falar bem e de saber escrever bem. Podemos desenvolver esses talentos por meio de estudo e treino.
Nesse caso, não estamos falando sobre “ensinar matemática”, nem de “ensinar inglês”, e tantas outras matérias que existem, mas sim de ensinar a Verdade, a Bíblia, a Palavra de Deus.
Jesus concede o dom de ensino para ensinarmos a Sua mensagem, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do Seu serviço, com o intuito de edificar o corpo de Cristo. É um dom precioso que alguns recebem: ensinar a Palavra de Deus.
A Bíblia orienta que, se alguém ensina, deve se esmerar, ensinar com qualidade, e se esforçar para ministrar bem. É preciso caprichar quando for ensinar alguém, seja falando ou escrevendo.
Esse serviço exige tempo de oração, meditação e boa preparação, a fim de que possamos transmitir a mensagem com graça e sabedoria.
Não vou dizer que você deve transmitir somente aquilo que já estiver vivenciando em sua vida, porque o mais importante é ensinar a verdade que você está praticando e a que você está aprendendo, mas que ainda não consegue praticar.
O mais importante é ensinar a verdade, para que, tanto você quanto os seus ouvintes, aprendam o caminho certo a seguir.
Várias são as formas de se instruir, seja com reuniões em casa, em cultos, em conferências, escrevendo livros, e até individualmente enquanto conversa.
O dom de ensino pode se expressar em muitas ocasiões; também é possível ensinar e orientar somente uma pessoa que esteja numa situação delicada. Nesse caso, é quando Deus coloca na nossa frente um irmão ou uma irmã que precisa de orientação, por estar visivelmente num caminho errado.
A Bíblia ensina o que devemos fazer com respeito a esse assunto: “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.” (Gálatas 6:1)
É muito difícil chamar a atenção de alguém. Normalmente, o irmão ou a irmã poderá resistir, se defender, dar mil desculpas e, em alguns casos, não aceitar nenhum conselho.
Por isso, devemos usar de brandura e suavidade quando formos conversar com quem está numa situação crítica, pois, falando com delicadeza, encontraremos um coração mais receptivo.
É importante considerar que não devemos usar de indiretas ou dar alfinetadas para atingir quem achamos que está com a vida errada diante de Deus. Quando estivermos ensinando em uma reunião ou publicando algo que escrevemos, precisamos ser transparentes e não agir com “segundas intenções”.
Aspectos Práticos
Vamos, agora, considerar um aspecto prático relacionado ao nosso viver diário neste mundo:
Você está ensinando a verdade. Então, é necessário que a sua vida transmita um bom testemunho. Você ainda não é perfeito, mas deve estar com a vida em ordem em alguns aspectos.
É importante estar atento aos seus negócios pessoais, aos compromissos financeiros, ao pagamento de contas e impostos, pois falhas nessa área comprometem muito a sua pessoa e, com certeza, o fará ficar mal visto perante aqueles que estão lhe ouvindo.
É preciso, também, ter cuidado com certas ideias que circulam no meio dos que creem no Senhor Jesus. Uma dessas ideias é mais ou menos assim:
“Estou fazendo a obra de Deus, então ele vai cuidar de tudo para mim, eu não preciso me preocupar com nada.”
Inspirado nisso, a pessoa pode esquecer de pagar suas contas e ficar devendo por aí; se envolver em relacionamentos sexuais livres; desrespeitar os outros; afinal, ela pode fazer o que bem quiser, porque a sua vida está nas mãos de Deus.
Não é porque estamos envolvidos no serviço do Senhor Jesus que temos isenção Celestial para vivermos de modo desregrado. É importante lembrar que, quando ensinamos, estamos plantando a palavra da Vida, e o próprio Deus é quem dá o crescimento no coração das pessoas que estão nos ouvindo.
Nós estamos participando do aperfeiçoamento dos santos. Nós plantamos, e Deus dá o crescimento. Deus faz com que a pessoa entenda os seus ensinamentos e seja transformada pelo poder de Sua palavra.
Imagina que maravilha! Nós estamos cooperando com Deus!
É uma parceria de trabalho, onde damos o nosso melhor — que é ensinar com sabedoria e excelência —, se esmerando na qualidade do ensino, enquanto Deus opera coisas novas e edifica a vida dos irmãos.
Esse trabalho de ensinar junto com Deus é empolgante. Realizar um serviço onde as pessoas serão transformadas pela presença do Senhor em suas vidas é realmente um trabalho excelente.
O Salmo 119 diz: “A revelação das tuas palavras esclarece e dá sabedoria aos simples.”
Quando ensinamos, nosso Pai Celeste pode conceder revelação e sabedoria para quem estiver ouvindo; e, para quem ensina, há um prêmio especial que a Bíblia chama de galardão.
Esse prêmio é para os que ensinam a verdade sobre o fundamento que é Jesus Cristo. Ensinando sobre esse fundamento, realizamos uma obra em ouro, que, quando provada pelo fogo, ela permanecerá.
Vamos finalizar a nossa meditação com este maravilhoso ensinamento bíblico:
“Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós. Segundo a graça que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém, cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um, o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá dano, mas será salvo, todavia, como que através do fogo.” (1 Coríntios 3:9-15)
Ensinar é uma obra que devemos realizar com muito cuidado. Cooperar com Deus para que as pessoas sejam edificadas e aperfeiçoadas é uma obra que podemos realizar em ouro, ornamentando o nosso ensino com boas palavras que transbordam do nosso coração.