Ensinar é Combater o Bom Combate _2_

Essa meditação é inspirada no livro de Judas.
Esse Judas é do bem, ele foi escolhido para ser um dos doze apóstolos, era irmão de Tiago, que escreveu uma das cartas do Novo Testamento.
E ele resolveu em seu coração escrever uma carta para os crentes de sua época, falando sobre a fé em Jesus, a vida eterna, a confiança em Deus e outros temas relacionados a nossa comum salvação.
No entanto, enquanto escrevia, o Espírito Santo orientou seu íntimo em outra direção; e ele começou a falar que eles deveriam batalhar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.
Disse que eles deveriam se esforçar, serem diligentes, porque certos indivíduos se introduziram, com dissimulação, no meio deles e estavam ensinando coisas contrárias a Palavra e a fé viva que Deus nos deu.
Esses enganadores estavam no meio dos crentes, e estavam ensinando!
Alguma semelhança com os dias de hoje?

Os efeitos dos falsos ensinos
O ensino que esses falsos mestres transmitiam, estava produzindo vários efeitos naqueles que seguiam Jesus.
Um dos efeitos negativos era que os crentes pouco a pouco estavam se inclinando para a carne, para os prazeres sexuais e também para comerem e beberem demais. Faziam jantares, conversa solta e se divertiam, enquanto escutavam ideias e ensinamentos impuros.
Em suas conversas sobre casamento, começaram a afrouxar as cordas, não tinha importância casar e separar, separar e casar.
Outro efeito negativo, é que começaram a pensar levianamente sobre Deus: “Ora Deus está longe, lá no céu e não se importa com o que fazemos, e Jesus está distante e inacessível, vamos viver o aqui e o agora”.
E assim, com ideias e ensinamentos semelhantes a esses, os crentes que viveram no tempo de Judas foram se transformando em descrentes, a fé foi esfriando e, seus corações se inclinaram para as coisas do mundo, passaram a amar mais o mundo do que a Deus.
Também esses falsos mestres eram apegados ao dinheiro e aos bens materiais, e se aproveitavam dos crentes, manipulando suas mentes e corações a fim de obterem vantagens.
Vemos muito disso hoje em dia!

Características dos enganadores

Uma descrição que Judas fez sobre essas pessoas encontra-se aqui:
“Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões.
A sua boca vive divulgando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros por motivos interesseiros”. (Jd 16)
É claro que não encontraremos toda essa descrição numa só pessoa, cada enganador possui suas próprias “virtudes malignas” em si mesmo.
Temos outra descrição que Pedro nos apresenta:
“Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos, repentina destruição”.
“E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias (Palavras ilusórias); para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme”. (2Pe 2:1-3)
Esses falsos profetas e falsos mestres atuavam aonde? No mesmo lugar que atuam hoje, no meio dos crentes, nos mais variados tipos de encontros: cultos, conferências, reuniões. Eles estão em toda parte.

Por isso que o Espírito Santo incentivou Judas a escrever alertando os crentes, a fim de tomarem cuidado com essas pessoas e seus ensinos.
Devemos nos comprometer com o ensino da Palavra, porque a verdade resplandece nas trevas; e a Palavra de Deus é viva e eficaz para dar crescimento para a salvação e também libertar a mente e o coração dos terríveis enganos que circulam ao nosso redor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Autor:

idelvam.com

Assine nossa Newsletter!

Receba em seu e-mail quando novos artigos forem postados.

Posts Relacionados

Praticando a Presença de Deus

Deus Tem Filhos Preferidos?

O QUE DEUS TEM PREPARADO PARA NÓS Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se