OS DOIS LADOS DA MOEDA
Emprestem sem esperar receber nada de volta. (Lucas 6:35)
Não devam nada a ninguém. (Romanos 13:8)
A Palavra de Deus se dirige aos dois lados, ao que empresta e ao que pede emprestado.
Ao que empresta, a Palavra ensina: Você deve emprestar sem esperar receber seu dinheiro de volta. E ao que pede emprestado a Palavra diz: Você que pediu, não fique devendo nada a ninguém.
Entre os que pedem, encontramos vários tipos de pessoas: os que estão em legítima dificuldade e precisam de ajuda, os que se habituaram nessa prática e estão sempre pedindo, e os que pedem para esbanjar em seus próprios prazeres.
Para esta última categoria, creio que Deus nada lhes dá, porque: “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”. (Tiago 4:3)
Se o próprio Deus se recusa a dar aos que lhe pedem nessas condições, também devemos evitar envolvimentos com pessoas assim.
UM ENSINO MUITO ESPIRITUAL
Sabemos que essa situação de pedir emprestado é constrangedora.
Tem um sabor amargo e desperta sensações desagradáveis na alma.
Não é bem bem-vindo e ficamos afetados negativamente.
Quem é alvo do que pede, sente um desejo secreto de se afastar da pessoa para não passar por isso novamente.
No entanto, precisamos considerar o que Jesus ensinou: empresta sem esperar receber.
É incrível que Ele tenha dito essas palavras.
Já pensei que poderia ser um problema de tradução. Mas o ensinamento está registrado em todas as Bíblias e em todas as versões.
O ensino é muito espiritual, com a mente natural não aceitamos e nem conseguimos absorver muito bem.
Nos evangelhos, não encontramos Jesus emprestando dinheiro. Contudo, o que Ele fez foi muito maior. Ele deu a própria vida para nos favorecer. Não conseguimos alcançar o nível de profundidade do sacrifício que Jesus realizou em nosso favor, nos tornando as pessoas mais abençoadas do universo.
Então para Ele, o ato de emprestar, é bem mais fácil de realizar do que darmos nossa vida em favor de alguém.
Esta orientação, está na mesma categoria de: amar os inimigos, orar por quem deseja o nosso mal, dá a quem te pede, e emprestar sem esperar receber.
Para praticar com amor, alegria e desprendimento é necessário negar a nós mesmos. É um ensinamento que conseguimos praticar, por meio da vida de Cristo que está em nós.
Este ensinamento contém uma promessa: “emprestar sem esperar receber, aumenta o nosso galardão”.
Galardão é um prêmio extra, que estará a nossa disposição, assim que atravessarmos os portões eternos. Não fazemos ideia do que possa ser, mas é um diferencial, é algo grande e surpreendente que somente os que praticarem as instruções de Jesus receberão quando chegarem nas regiões eternas.
PRECISAMOS DE SABEDORIA
Somos desafiados a praticar coisas que são bem difíceis no dia a dia da vida cristã.
Há pouco tempo, enfrentamos novamente, alguém pedindo dinheiro emprestado, a pessoa garantiu que em tal data pagaria sem falta. A tal data chegou, e nada!
Com todas as sensações desagradáveis que acompanham essa situação, decidimos emprestar sem esperar receber. Unimos nossos corações ao Senhor e descansamos.
Contudo, existe o outro lado da moeda. É interessante observar que Jesus não liberou a pessoa que pede, dizendo a ela que não precisa pagar.
Pelo contrário, está registrado: “não deveis nada a ninguém”
Precisamos pedir sabedoria a Deus para lidar com tais questões.
Faz parte do crescimento espiritual, tanto emprestar sem esperar receber, como não ficar devendo nada a ninguém.
Situações delicadas como essa, a qualquer momento aparecem à nossa frente.
Podemos contar com nosso querido Pai celestial, que nos oferece ajuda:
Se alguém necessita de sabedoria, peça a Deus, que não vai nos criticar, e nos será concedida. (Tiago 1:5)
É bom nestes casos, agir com discernimento, para quando decidirmos emprestar, que seja da maneira certa, e com o coração transparente diante de Deus.
E quando estivermos devendo agir com honestidade, evitando as mil desculpas que damos a nós mesmos para não pagarmos a quem devemos.
………………………..
O que você achou dessa mensagem?
Eu realmente gostaria de saber o que você pensa a respeito desse assunto. Deixe um comentário. Compartilhe com a gente o seu entendimento sobre essa difícil questão.
Aprendermos uns com os outros promove edificação entre nós.




Uma resposta
Caro amigo, Idelvan. Abençoado seja o seu entendimento pelo Senhor, sobre essas situações. Foi esclarecedor de como lidar na prática com essas coisas humanas. Se nosso coração for generoso sempre haverá um espaço para estender a mão para alguém, seja quando for de ordem material e/ou espiritual. Eu mesmo já fui socorrido num momento difícil da minha vida, pelo nobre amigo. Acredito de que o perdão pela falta de cumprimento de uma promessa de um irmão, nos fará crescer espiritualmente. O SENHOR JUSUS vê tudo.o que acontece e eu acredito de que de uma forma ou outra nos compensará, mesmo não pedindo nada. QUE A PAZ DO SENHOR NOS ACOMPANHE. AMÉM.