Ensinar é Combater o Bom Combate _1_
Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.
Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. (2Tm3:6-7)
Ensinar a verdade é combater o bom combate. Assim como a luz resplandece nas trevas, a verdade dissipa o engano e a mentira na mente e no coração das pessoas.
O apóstolo Paulo sabia que estava próxima a sua partida. Ele seria julgado e condenado à morte por se comprometer com a verdade e ensiná-la.
Desde que o Senhor Jesus o chamou, ele dedicou-se a pregar o evangelho e a ensinar a Palavra; enfrentou oposição e muitas circunstâncias difíceis, contudo no fim da vida ele disse: Guardei a Fé.
O mais importante em nossa vida é guardar a fé; ensinar os outros, mas proteger a nossa fé. É por meio dela que entramos na vida eterna.
Alguns se perdem no caminho, se “desgastam espiritualmente”, pois seguem em frente “fazendo a obra”, mas não cultivam um verdadeiro relacionamento com Deus, assim a fé que habita em nosso interior vai murchando.
Porque o nosso Deus é um Deus vivo, e a nossa fé é uma fé viva.
Precisamos andar com Deus, desenvolver intimidade com Ele, a fim de preservarmos a nossa fé, que é mais preciosa do que o ouro.
Um bom testemunho de vida
Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.
Mas esmurro o meu corpo e o reduzo a escravidão, para que tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. (1Co 9:26-27)
Aprendemos com esse ensinamento que devemos correr esperando chegar em algum lugar, e que devemos ensinar com um objetivo claro.
O nosso alvo é ensinar com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo. (Ef 4:12)
Assim ensinamos para edificar os que creem no Senhor Jesus.
Também aprendemos, que devemos ter cuidado com a nossa vida.
Prestar atenção em nossos relacionamentos, seja com o sexo feminino e masculino, a fim de mantermos a pureza; também dar bom testemunho no trabalho, e, se você tem um negócio, evitar práticas ilícitas com o objetivo de aumentar seus lucros; cuidar da família, não deixar o barco correr, ficar atento aos ataques do inimigo, que fica em derredor procurando alguém para devorar.
Um bom testemunho de vida, ornamenta o nosso ensino e dá um brilho agradável às nossas palavras.
Viver a palavra dentro de casa
Enquanto escrevo essa mensagem, estou percebendo que o meu casamento está precisando de atenção especial; minha esposa vem falando que não está se sentindo cuidada por mim e que estou com a cabeça longe.
Estou desatento as necessidades emocionais dela e deixando de fazer coisas que são importantes para o bem-estar do nosso relacionamento.
Preciso dedicar tempo e atenção para que o nosso casamento funcione melhor.
Como pessoas que creem no Senhor Jesus e ensinam a verdade, não podemos viver de qualquer jeito.
Dentro de casa, em nossos relacionamentos familiares, seja como marido, esposa, pai e mãe, irmãos, devemos manter a nossa convivência com respeito, na paz e na luz do Senhor.
Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vós mesmos. (Tg 1:21-22)
Pode ocorrer em nosso relacionamento familiar, a prática de maldades de uns para com os outros, coisa que devemos retirar de nossas vidas.
Sabemos que não é nada fácil praticar a Palavra no convívio familiar.
Os desentendimentos, os atritos, a falta de amor e tudo o mais que se desenrola entre as quatro paredes de um lar, nos oferecem oportunidades e todo instante para sermos compreensivos, perdoar, oferecer ajuda para aliviar o outro, e outros favores a mais que podem ajudar e contribuir para a paz e alegria na família.
Vamos tomar a posição de não sermos nós os causadores de perturbação em nossa casa, só isso já promove um bem-estar geral.
Se possível, quanto depender de vocês, tenham paz com todas as pessoas
(Principalmente os mais próximos).
Nós, que ensinamos, devemos tentar praticar a verdade com todas as pessoas, principalmente nos relacionamentos mais próximos.
Que Deus seja com cada um de nós e nos abençoe; e que por meio de sua graça maravilhosa nos capacite a vivermos em nossa casa e em todos os lugares com inteligência e sabedoria espiritual.