Obra em Ouro
Ora, o Espírito afirma expressamente que “nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e têm cauterizada a própria consciência.” (1 Timóteo 4:1-2)
Estamos vivendo os últimos tempos, por isso vemos tantos ensinamentos errados difundidos por aí.
Quando o apóstolo Paulo escreveu para Timóteo, alguns estavam proibindo o casamento e certos tipos de comida. Provavelmente, esses ensinos afirmavam que haveria maior crescimento espiritual e evolução em direção a Deus, caso obedecessem a tal caminho.
Os falsos mestres eram mentirosos e enganadores, e Paulo começou a alertar os crentes para que tivessem cuidado com essas doutrinas. Hoje, também existem falsos mestres que transmitem ensinos de demônios no meio dos crentes.
Às vezes, fica difícil detectar se o ensino é verdadeiro ou falso, porque eles misturam as suas palavras com as da Bíblia e usam o nome de Jesus em muitas coisas que falam.
No entanto, nós, que estamos interessados em ensinar as verdades da Bíblia, devemos tomar o máximo de cuidado para não transmitirmos nenhuma mentira.
Essa carta que Paulo escreveu aos Coríntios nos orienta sobre os cuidados que devemos ter ao ensinarmos a Palavra de Deus:
“Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém, cada um veja como edifica, porque ninguém pode lançar outro fundamento além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo, e qual seja a obra de cada um, o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá o galardão; se a obra de alguém se queimar, ele sofrerá dano, mas será salvo, todavia, como que através do fogo. Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.” (1 Coríntios 3:10-17)
Ensinamentos errados podem destruir o santuário de Deus, que somos nós. Ou seja, podemos ser destruídos por causa de ensinamentos enganosos, já que, por meio de tais ensinamentos, abandonamos a nossa fé em Jesus, o nosso relacionamento com nosso Pai Celeste, e mergulhamos no mundo, sendo enganados pelo Diabo, que é o pai da mentira.
Precisamos entender que ensinar é uma obra, e quem é chamado pelo Senhor para ensinar precisa estar em contato com a Bíblia, levar uma vida de oração e cultivar um relacionamento íntimo com Deus.
Devemos nos empenhar por realizar uma obra em ouro, que poderá ser provada pelo fogo e permanecer. Cooperar com Deus, edificando os irmãos, e participar ativamente na edificação do corpo de Cristo.